Como a covid-19 afetou a sua saúde mental e a dos demais brasileiros

Foi perceptível a forma como a covid-19 afetou a saúde mental dos brasileiros. Quer saber mais sobre como isso aconteceu? Confira!

O ano de 2020 começou, e em março já não tínhamos a vida que estávamos acostumados. Mesmo quem continuou trabalhando sofreu com as mudanças que aconteceram. Desta forma, podemos tentar entender como a covid-19 afetou a sua saúde mental e a dos demais brasileiros.

Primeiramente, nós sabemos que você não é a mesma pessoa que era no início da pandemia. Assim, fica evidente em nossa simples conclusão que você foi afetado psicologicamente por este mal, mesmo que indiretamente.

Note o que está sentindo

Para entender como a covid-19 afetou a sua saúde mental e a dos demais brasileiros, note o que passou a se sentir. Cansaço? Como se sentir cansado se agora você trabalha menos?

O cenário de pandemia muito provavelmente desgastou seu estado emocional. No entanto, isso é algo que de fato poderia ser esperado, devido à insegurança em relação a esta patologia.

O que chama a atenção é que, a sua situação emocional, assim como a dos demais brasileiros não melhorou.

Isso é completamente contraditório, uma vez que agora já possuímos mais conhecimento a respeito da situação que nos envolve.

O grande problema é que, aparentemente os problemas emocionais causados por esta ocorrência foram grandes. Desta forma, fica muito difícil que a causa passe a ser a única responsável pelo nosso emocional.

Para explicar melhor esta ideia, apliquemos uma lista de acontecimentos que serviram de gatilhos para este ciclo:

  1. Surgimento do coronavírus;
  2. Medida de prevenção: quarentena;
  3. Alterações simbólicas em nossa rotina;
  4. Ansiedade e medo;
  5. Sua saúde mental e a dos demais brasileiros prejudicada.

Agora que o conflito está sendo resolvido, o ciclo se instala da seguinte forma:

  1. Vacina contra o vírus
  2. Flexibilização da quarentena
  3. Previsão de melhora no cenário
  4. O medo e ansiedade permanecem mesmo sem motivo aparente
  5. O indivíduo estranha a situação
  6. Ainda mais medo e ansiedade – desta vez por não entender os motivos dessas emoções – sem perspectiva de melhora.

E assim está instalada uma nova epidemia: Crise de saúde psíquica entre a população.

Minha saúde mental será mais uma vítima?

Entendeu como a covid-19 afetou sua saúde e a dos demais brasileiros? Perfeito. Agora entenda: Você pode reverter esse processo.

Além disso, também pode ser o apoio para que outras pessoas revertam este ciclo. E não é difícil. Tudo começa onde mais importa: Dentro de você.

Acredite ou não, já te ajudamos a dar o primeiro passo para sua melhora. Como? Te conscientizando deste ciclo. Sim, este é o passo mais importante. Agora que você percebeu que está preso nele, você pode quebra-lo sozinho.

Para isso, basta decidir: vou permanecer ansioso e com medo, ou vou tentar ajudar quem está assim? Tenho certeza de que a segunda opção te atrai mais. E isso não precisa gastar seu tempo!

Mesmo em seu trabalho ou em casa é possível ajudar quem está precisando. Claramente, é importante que você se cuide primeiro. E aqui vão algumas dicas para estabilizar-se:

  • Ao perceber demasiados pensamentos, inicie alguma atividade prazerosa;
  • Se estiver se sentindo muito nervoso, acaricie o próprio corpo, isso liberará ocitocina, um hormônio capaz de te acalmar.
  • Esteja sempre em contato com alguém. Caso não possa, escreva ou realize uma atividade que te lembre alguém querido.
  • Não pense em seu passado ou futuro. Olhe para o presente. O pensamento que deve prevalecer em sua mente é “o que posso fazer a respeito disso neste momento?”

Sendo a diferença e mudando este cenário

Não é só você, fique tranquilo. Todos estão passando por dificuldades neste momento. Porém, a diferença é que você agora pode agir a respeito.

Não deixe para depois, exercite o que aprendeu e desenvolva isso com o outro. É importante que paremos de forcar tanto em nossas dores, para que elas diminuam.

É como um machucado físico: enquanto você olhar e mexer, irá doer e piorar. Com seu emocional é o mesmo. Enquanto seu foco for somente sua dor, ela aumentará.

A partir do momento em que você decide ajudar as pessoas ao seu redor, a maioria irá também te ajudar. Assim, criamos um ciclo cooperativo, e diminuímos drasticamente nossa dor e a dor de quem nos rodeia.

É sempre importante ressaltar – principalmente no momento em que nos encontramos – que nossas dicas são úteis, mas não substituem auxílio psicológico.

Portanto, se as seguiu e permaneceu ansioso sem melhoras, é importante visitar um profissional. Tudo depende do nível em que o estresse está afetando seu dia-a-dia.

Mas fique tranquilo! É perfeitamente normal que neste período você precise de ajuda. Aliás, todos nós precisamos. Somos seres humanos e não vivemos sem uns aos outros.

Mesmo tendo em mente como a covid-19 afetou a sua saúde e dos demais brasileiros, é importante manter a calma. As crises que vem até nós tem como objetivo nos ensinar.

Quem sabe toda essa calamidade não tenha ocorrido em sua vida para te ensinar solidariedade? Vamos nos unir e tomar as medidas preventivas para que a crise passe logo!

Mas, além disso, façamos nós também o exercício de empatia com o outro. Agora, além do vírus temos um inimigo em nossa mente: nossas obsessões.

Elas, portanto, estão longe de nos vencer, desde que ajudemos os outros, emocionalmente. E ajudar, não é nada demais. Basta, muitas das vezes, somente ouvir.

Por onde começo?

Se você está interessado em cooperar, mas não sabe como, temos uma sugestão. Pensamos em você desde o início.

Temos a ajudar, além de aumentar muito sua inteligência emocional e sua capacidade de aconselhar. Ouvir e ser ouvido tem um poder muito maior do que imagina.

Além disso, nunca cobraremos nada de você por isso. Basta seguir e acompanhar. É de enorme satisfação que saibamos se estivermos melhorando sua vida!

Por este motivo, se nossas dicas te ajudam, compartilhe conosco nos comentários. Nosso objetivo aqui é que olhe para si e veja o quanto pode evoluir! Até a próxima! 😊

Comments

Uma resposta para “Como a covid-19 afetou a sua saúde mental e a dos demais brasileiros”.

  1. Avatar de Transtorno mental: Entenda o que é, tipos e saiba como são tratados – Auto dose de carinho

    […] A situação da saúde mental no Brasil está cada vez mais preocupante. Seja por um fator cultural ou mesmo social, o Brasil é o país da américa latina com mais casos de transtornos mentais.  […]

    Curtir

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora